4 de nov de 2015

Produzindo a minha própria tinta fantasia!

Olá Dreamers!


Vamos brincar de químicos? (。˘◡˘。)

Andei passando com algumas dificuldades em relação ao meu cabelo, pois a tinta que eu usava (Exotic Colors) está parando de ser fabricada e as outras que tem na minha cidade não tem tanta qualidade e para pedir por encomenda fica super caro o frete. Eu tinha acabado de descolorir mais meu cabelo então ele tava colorido até bem em cima e eu não iria cortar tudo isso nunquinha!
Foi então que procurei soluções mais baratas, primeiro pensei em usar anilina, mas também não achei na minha cidade e o bendito azul de metileno não tinha e nenhuma farmácia, foi então que minha mãe me trouxe uma solução.
Ela é bioquímica e trabalha com vários desses produtos e disse ter azul de metileno em PA (Ou seja a substancia pura), não é como o de farmácia, mas a partir dele consegui fabricar azul de metileno.

Aviso: As fotos desse post não estão com muita qualidade pois foram feitas pelo meu celular ʕ•ᴥ•ʔ

Segue primeiro como estava meu cabelo antes de pintar.


(Verde mofo né?!)

Agora vamos a como eu produzi minha própria tinta!


Eu testei 3 azuis diferentes para ver se algum além do azul de metileno funcionaria.

*Azul de Timol
*Azul de Toluidina
*Azul de Metileno


E esses foram os materiais utilizados, uma balança de precisão, um funil e três recipientes, um para cada azul.


Para esse processo você deve usar água purificada, 100ml para cada 1g do produto. (Vale lembrar que no azul de metileno de farmácia vai álcool na composição, o que resseca e estraga os cabelos, então não usei no meu azul)


(Azul de Timol)


(Azul de Toluidina)


(Azul de metileno)

Como podem ver o azul de metileno é o único que ficou realmente azul e eu testei ele no meu cabelo sem mais nenhuma tinta, apenas o azul e o creme é claro



Como a maioria dos azuis, se não adicionar VG na mistura fica verde no meu cabelo (Isso porque minha base é muito amarela), mas eu gostei de como ficou um tom turquesa e a cor desbotou em mais ou menos 2 semanas. Vou testar novamente com violeta genciana para ficar em tom mais azul.
Obviamente esse é um tutorial que nem todos poderão seguir pois se for pra arrumar todo esse material é mais fácil comprar o azul pronto ^^' mas vale a experiência que eu quis compartilhar com vocês. Espero que tenham gostado ¯\_(ツ)_/¯

Beijos da Arisu-Chan <3 ^.~